Biografia dos Acadêmicos: Dirceu Badini Martins



Dirceu Badini Martins nasceu em 3 de dezembro de 1935, em São Sebastião do Alto, RJ. Formado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina, UB, em 1966, pós-graduado em Oftalmologia. Exerceu sua profissão durante mais de quarenta anos nesta cidade de Nova Friburgo, RJ. Tem o título de Especialista em Oftalmologia outorgado pela Associação Médica Brasileira. Foi professor convidado de Clínica Oftalmológica no curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Teresópolis.

Iniciou como escritor com a coluna “Temas de Oftalmologia”, no Jornal A Voz da Serra, escrevendo periodicamente durante vários anos como Cronista de Assuntos Diversos.

Em 2007, tornou-se membro efetivo da Cadeira 13, patronímica Euclides da Cunha, da Academia Friburguense de Letras. Foi membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Colaborador da Revista da Academia de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Teve um conto publicado em livro lançado pela Universidade de S. João del Rei, intitulado “Zé do Pedro”. Publicou uma crônica em livro editado pela Prefeitura de Piracicaba, SP. Menção honrosa em concurso literário “Meu pião de braúna”. Classificou-se  em 2º lugar na categoria Crônica no XXV Concurso Internacional de Crônicas – O Prego – e publicada em antologia. Publicou também “Réquiem para um beija-flor”, uma antologia de crônicas publicadas no Jornal A Voz da Serra.

Participou de três Antologias editadas pela Taba Editora. Detentor do Troféu Ângelo Ruiz, como Cronista de Assuntos Diversos de Nova Friburgo, no ano de 2007, outorgado pela Associação Friburguense de Imprensa.

Cadeira nº 13 - Patronímica: Euclides da Cunha

Comentários