Projetos literários da Academia Friburguense de Letras


A Academia Friburguense de Letras desenvolve em 2023 uma série de projetos especiais.

Como faz todos os anos, em 2023 a Academia está desenvolvendo alguns projetos mais abrangentes, ao mesmo tempo em que dá continuidade às suas atividades habituais. A seguir, relacionamos os principais projetos em andamento, na expectativa de que eles venham a contar com o apoio e a participação da população.


1. CONCURSO LITERÁRIO ESTUDANTIL.

Em parceria com a Secretaria de Educação, convida os alunos da rede municipal de ensino a escreverem sobre o tema “Por que amo Nova Friburgo”. Os dez primeiros colocados receberão prêmios por eles escolhidos no comércio de nossa cidade.

Coordenação: Robério José Canto

2. OS DESAFIOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL.

O ciclo de palestras contará com a participação de acadêmicos e palestrantes convidados, que irão refletir sobre o leitor e o fazer literário para crianças e jovens.

Coordenação: Tereza Malcher Campitelli

3. OFICINA LITERÁRIA “ESCREVENDO MICROCONTOS”.

Por meio de atividades práticas, cada oficina dará ao participante a oportunidade de conhecer e compor micronarrativas: o desafio de contar uma história completa sem ultrapassar um restrito número de caracteres.

Coordenação: Catherine Blin Beltrão

4. OFICINA LER, CRIAR E CONTAR. 

Esse projeto objetiva oferecer aos participantes a oportunidade de desenvolver seu potencial de leitura, criação e contação de histórias, por meio de atividades variadas e práticas.

Coordenação: Marisa Maia de Mello

5. MEMÓRIA POLÍTICA DE NOVA FRIBURGO.

Em entrevistas gravadas em vídeo, serão colhidos depoimentos de friburguenses que têm muitas histórias para contar, revelando aspectos importantes, e às vezes ignorados por grande parte da população, sobre a política em nosso município. 

6. Coordenação: Maria Janaína Botelho

Todas as atividades são gratuitas.

Comentários