Biografia dos Acadêmicos: Ronald Lopes

 


Ronald Lopes de Oliveira é Psicanalista  Pós-graduado em Psicanálise e Saúde SEPAI-RJ. É do Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu (FLCNI-RJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e Sexualidade - LEGESEX/UFRRJ. Tem atuado de forma ativista sobre os subalternizados. Em sua perspectiva, não é porque ele é branco e privilegiado que sua fala não pode cerrar fileiras na luta antirracista e no combate a desigualdade brasileira. Isso não depende de ideologias, mas da dignidade humana.

A base de seu discurso de posse tem alicerces na História porque ele é Historiador. Doutorando em História na UERJ, Mestre e Licenciado em História UNIRIO. Pós-graduado em Ciências da Religião e Pesquisador do Grupo Interinstitucional Áfricas - UERJ/UFRJ tem se debruçado na região do sudoeste de Angola e na história angolana de Luanda e Namibe nas articulações e trânsitos culturais com o Brasil. Ele entende que a cultura africana ajuda a descolonizar a Psicanálise em prol de sua luta.

"Existe uma mancha nos Psicanalistas brasileiros que enviesam as leituras das obras de Freud e Lacan, esse enviesamento se chama racismo e que acabam fazendo uma clínica decepada, isto é, uma Psicanálise sem História" diz Ronald Lopes.

Ele é autor do livro Mortos que constroem cidades e outros textos que envolvem História e Psicanálise com relação ao luto, perdas, morte e morrer, cultura africana dentre outros. Tem atuado como ativista nas redes sociais tanto nos canais do YouTube como no Instagram, segue o link https://www.instagram.com/ronaldlopesoliveira/. Tomou posse em 28 de abril de 2023, ocupando a cadeira n ° 15, patronímica de Farias de Brito.


Comentários