Robério Canto lança novo livro na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo

 

 

O professor e membro da Academia Friburguense de Letras (AFL), Robério José Canto, lança sua mais nova obra, a coletânea de contos "Senhoras da Caridade - Contos de Amores Conturbados", na Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, no dia 14 de dezembro, às 18h30min.

O livro compõe-se de quatro contos inéditos, nos quais, por diferentes razões, a relação amorosa se complica e gera desentendimento, desconfiança, vingança e, pelo menos em um deles, final feliz.


A isso se acrescentam vários microcontos. Cada microconto precisa contar uma história completa, mas dentro dos estreitos limites de 150 caracteres, incluídos a pontuação e o espaço entre as palavras, ou seja: apenas 150 toques no teclado. E mais, deve deixar um vazio que cabe ao leitor completar, com sua criatividade e com seu repertório de experiências. Nos microcontos o leitor é necessariamente, um coautor. Eis um exemplo (que não está no livro):

“APITO FINAL. Encerrada a partida, os torcedores envolveram o juiz com grande entusiasmo. Visitas no Souza Aguiar permitidas às terças e quintas, das 15h às 17h”.

O livro será lançado na Biblioteca Municipal, no dia 14 deste mês, a partir das 18h30. Após o lançamento, estará à venda na Lubavas Xerox, na Rua Dante Laginestra (Rua do Campo do Friburgo). Centro.

Sobre o autor



Robério José Canto é licenciado em Letras, tendo se dedicado ao ensino de português e literatura em escolas da rede particular e pública, lecionando em Nova Friburgo, sua cidade natal, e no Rio de Janeiro. Há longos anos colabora com imprensa friburguense, abordando temas de literatura e cultura em geral. Mantém a coluna Escrevivendo, em A Voz da Serra, no qual semanalmente publica crônicas e contos, além de eventualmente colaborar com outras seções do jornal. Publicou os livros “Um lugar muito lá”, “Ventos nas casuarinas”, “Menina com flor”, “O infinitivo e outros males”, “Onde dormem as nuvens” e “Toda criança merece ter um bicho”. Dentre outras distinções, recebeu o título de Cidadão Pleno Destas Terras de D. João VI, conferido pela Cidade de Nova Friburgo e o GAMA - Grupo de Arte Movimento e Ação;  a Moção Especial de Louvor  “pela valorosa  obra em prol da cultura e da Educação”, concedida pela Câmara Municipal de Nova Friburgo, e o Troféu Pégaitaz Irenee René, como um dos “Melhores do ano de 2015”, por decisão do Conselho de Representantes de Eventos Culturais de Nova Friburgo, “Diploma de Mérito Cultural”, outorgado pela Academia Nacional de Letras e Artes – ANLA; agraciado com Menção Honrosa pela Academia Ferroviária de Letras, dentre as Personalidades de Destaque de 2015. O 3º. Concurso Literário da Câmara Municipal de Nova Friburgo conferiu aos vencedores o Troféu Robério Canto. Foi presidente da Academia Friburguense de Letras no período de 2015/2016, ocupando a Cadeira no. 4, patronímica de Alphonsus de Guimarães.

Comentários