Biografia dos Acadêmicos: Clemente Isnard

Dom Clemente José Carlos de Gouvêa Isnard nasceu no dia 8 de julho de 1917, no Rio de Janeiro. foi o 1º bispo da Diocese de Nova Friburgo-RJ. Dom Clemente assimilou conhecimentos e valores no Centro de Estudos Superiores Católicos (D. Vital), presidido pelo dr. Alceu Amoroso Lima, seu amigo e incentivador vocacional; na Ação Universitária Católica, da qual participou ativamente em 1932, como jovem da Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro, onde se bacharelou. Assumiu vários cargos de gestão e formação.

Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1942. Nomeado bispo no período preparatório ao Concílio Vaticano II, pelo Santo Papa João XXIII, em 23 de abril de 1960, para a recém-criada Diocese de Nova Friburgo, pela bula pontifícia “Quandoquidem Verbis”, de 26 de março do mesmo ano. Foi presidente por 19 anos da Comissão Nacional de Liturgia da CNBB. Em todos os trabalhos refletia os seus profundos conhecimentos, vastíssima cultura e grande erudição, aliados à forte sensibilidade pastoral.

Foi ainda vice-presidente da CNBB (1979-1982), presidente do Departamento de Liturgia e vice-presidente do Celam-Conselho Episcopal da América Latina (1983-1987). Participou do Sínodo dos Bispos de 1967 e das Conferências Latino-Americanas de Puebla (1979) e Santo Domingo (1992). Delegado no Brasil para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Membro do Conselho Nacional de Cultura, do Conselho Estadual de Educação, recebendo títulos de cidadania de vários municípios, inclusive de Cidadão Fluminense. É autor dos livros Memórias Que Anunciam o Futuro, A Experiência Ensina O Bispo, Viver a Liturgia, e Dom Martinho. Membro da Academia Friburguense de Letras, ocupou a cadeira de número 9, patronímica de Casimiro de Abreu. Faleceu aos 94 anos, em Recife, no dia 24 de agosto de 2011.

Comentários