Projeto da Biblioteca Municipal recebe Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco, autores de "O fabuloso Dr. Palhares"

 

Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco com o Bibliotecário Hiago Torres

O projeto “Casa do Escritor”, promovido pela Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, vinculada à Secretaria de Cultura, recebeu na última quarta-feira, dia 23 de novembro, os escritores Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco, para uma conversa a respeito de suas obras, da leitura e do panorama da literatura em Nova Friburgo.

Os autores com o leitor Sr. Júlio Salomon

Autores do livro "O fabuloso Dr. Palhares", os escritores traçaram paralelos entre a trama do livro, que tem como pano de fundo a cidade de Nova Friburgo no final do século 19, com a sociedade contemporânea. O enredo apresenta personagens reais e fictícios em um momento em que a sociedade brasileira passa por profundas transformações políticas, sociais e culturais. Os problemas vivenciados pelos personagens da época são os mesmos vividos pela população na atualidade, embora com outras nuances e outras perspectivas, abrindo margem para discussões a respeito dos temas.

Pacheco durante o autógrafo de O fabuloso Dr. Palhares

Hiago destacou a importância da literatura para promover o debate na sociedade e provocar a reflexão e o lugar da biblioteca na contemporaneidade, na facilitação do acesso aos livros pela comunidade, assim como a aproximação com os autores, no qual o projeto Casa do Escritor se torna uma importante ferramenta.

Hiago, Janaína Botelho, George dos Santos Pacheco, Robério José Canto e o Sr. Júlio Salomon

Na ocasião, foram doados exemplares do livro para o acervo da Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, que funciona de 09hs às 18hs, na Rua Farinha Filho, 50, no centro de Nova Friburgo.

Sobre os autores

George dos Santos Pacheco nasceu em Nova Friburgo em 07 de outubro de 1981. É autor de treze livros, entre eles o aclamado thriller de suspense O Pacto, tendo estrado na ficção com o romance O fantasma do Mare Dei, em 2010. Membro da Academia Friburguense de Letras e laureado em diversos concursos literários, também escreveu os livros de contos Sete - Contos Capitais, Tarde demais para Suzanne, o infantil As aventuras de Frog, o ratinho, o erótico Uma Aventura Perigosa, além da autoficção O mundo é pequeno demais para nós dois, e teve seu conto A Dama da Noite adaptado para um curta metragem homônimo. Em 2017 e 2018, organizou a antologia Nova Friburgo: Contos, Crônicas, e Declarações de Amor.

Janaína Botelho é historiadora, escritora, jornalista, professora universitária e poetisa, autora dos livros O cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX: Prática e Representações Sociais e História e memória de Nova Friburgo. É a primeira historiadora a assumir a presidência da Academia Friburguense de Letras (AFL), com a missão de conduzir o espaço de trocas de experiências e pesquisas, zelando pela história e preservando os acervos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Como colaboradora, integrou os livros Teia Serrana II, Memórias do legislativo Friburguense e escreveu em parceria com a autora Thereza Malcher Campitelli o infantojuvenil O Zum Zum Zum das Montanhas. Na área audiovisual, Janaína assina argumentos e produz documentários sobre a história da Região Serrana Fluminense.

Comentários