Academia Friburguense de Letras completa 70 anos com diversas atividades


A Academia Friburguense de Letras completou, na última quinta-feira, dia 22, 70 anos de atividades ininterruptas, comemorando a data, de forma ao mesmo tempo cultural e festiva, com acadêmicos, autoridades, escritores de Nova Friburgo e de outras cidades, além de diversos amigos da Casa de Salusse. A festa se prolongou por toda a sexta-feira e pela manhã do sábado, com a realização do 1º EFE – Encontro Fluminense de Escritores, contando com a honrosa participação do Presidente da Academia Petropolitana de Letras, escritor Gerson Valle, e do Presidente da Academia Teresopolitana de Letras, escritor Delmo Ferreira. 

Além da aproximação com as academias da Região Serrana, o objetivo é posteriormente reunir as demais academias do Estado do Rio de Janeiro, a fim de discutir qual o verdadeiro papel das academias de letras na cultura de suas cidades, e como cada uma pode ser mais atuante e produtiva.

Na ocasião, foi lançada a base para a criação de uma cooperativa que permita a defesa dos interesses dos escritores e, principalmente, a definição de medidas que facilitem e barateiem a edição e a distribuição de livros. No debate do tema, várias foram as ideias apresentadas e oportunamente será marcado um encontro, em Petrópolis, para consolidação desse objetivo.

Paralelamente, no sábado, na ACIANF – Associação Comercial,Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, os acadêmicos do Anexo Jovem ministraram o minicurso: Projeto Cinema e Literatura, juntamente com os produtores Leo Arturius e Nichola Andueza.




Na sessão comemorativa do aniversário, realizada no auditório da Oficina Escola de Arte, na quinta feira-feira, a música se uniu à literatura, com a apresentação do Coral Academia Friburguense de Letras, regido pela maestrina Lanúzia Pimentel, do pianista Lauro Henrique Alves Pinto e da clarinetista Luana da Conceição. As atividades da noite foram brilhantemente encerradas pelo Quinteto de Arte Itinerante da Real Banda de Música Euterpe Friburguense, que interpretou o Hino Nacional e o Hino de Nova Friburgo, coroando com o “parabéns pra você”.  Na oportunidade, o Deputado Estadual, Wanderson Nogueira entregou à presidente Tereza Malcher a Moção de congratulações aprovada pelo plenário da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários

Postar um comentário