Biografia dos Acadêmicos: Sebastião A. B. de Carvalho


Sebastião A. B. de Carvalho, nascido em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de janeiro de 1938, sua formação ocorreu quase toda em Cantagalo/Bom Jardim. Na terra de Euclides da Cunha, fez primeiro e segundo graus. Filho do jornalista e gráfico Antonio Ferreira de Carvalho, aos treze anos trabalhava em oficina gráfica de jornal do interior. Já aos 21 anos era o redator -chefe do jornal O NOVO CANTAGALO, e ainda professor de Inglês no Ginásio local. Graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia N.S. Medianeira, de Nova Friburgo (hoje, São Paulo) em 1965.

Professor do Estado do Rio de Janeiro, cadeiras de Inglês e Estudos Sociais, atuou em vários colégios: Liceu Nilo Peçanha, Colégio da Polícia Militar, Colégio Estadual Aurelino Leal, aposentando-se em 1986.

Foi Professor de Inglês, Estudos Sociais e Orientação Educacional no Colégio Salesiano Santa Rosa, onde permaneceu por 8 anos, tendo escrito um livro: “Estudos Sociais - Sociologia – Economia - Política”, editado pela Escola Industrial D. Bosco – Salesianos de Niterói RJ, 1971.

Telegrafista dos Correios e Telégrafos, localizou-se em Cantagalo, e mais tarde em Nova Friburgo e em Niterói. Criou, em 1959, o Centro de Estudos e Pesquisas “Euclides da Cunha”, um pequeno grupo de jovens interessados em estudar e pesquisar tudo sobre Cantagalo. O CEPEC possibilitou o redescobrimento de uma gruta calcária belíssima, a Gruta da Pedra Santa, em Euclidelândia. Muito mais tarde, em 1991, Sebastião, com Rosa Maria Werneck Rossi, veio a descobrir outra Gruta, que nomeou como “Gruta do Novo Tempo”, em Boa Sorte. Ingressou na “Cultura Inglesa”, em Icaraí, em 1965, começando pelo 5o ano, mediante prova escrita e oral. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói RJ em 1970 - (apenas o primeiro ano). Iniciado na Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) em 1977, frequentou a Aula Lucis Saint Germain em Niterói, a Aula Lucis Central no Rio de Janeiro e a Igreja Gnóstica. Foi iniciado na Maçonaria (GOB) na década de 80. Nos graus filosóficos, chegou ao 32o e, na Loja Simbólica, a Mestre Instalado. Recebeu as três iniciações em Reiki (Master, pelo Satya Reiki Communion). Também iniciação e treinamento em Kung-Fu, pelo Mestre Lee Tat Yan. Por força de concurso público, foi admitido, em 1980, como sociólogo do INPS, depois INSS, atuando em Niterói até sua aposentadoria, em 2006.

Fundou, em 1982, o Sagrado Círculo de Thelema (SCT), sob o lema: Liberdade Consciente, Amor Transcendente, Beleza Divinizada e Consciência Plena para todos os Seres! E criou a Sociedade Budista-Hinduísta Renovadora – SOBUHIR, sob a égide espiritual do guru Bhagavan Sri Ramana Maharshi, em 2006.

Viajou para os Estados Unidos da América do Norte em 1987/1988. Morou em New York e em Dallas. Frequentou curso de Inglês no Richland College (Dallas), concluindo o último nível (5o) do ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE (Inglês para estrangeiros). Em 1996, editou uma nova versão do CANTAGALLO NOVO e fundou o jornal NITERÓI CULTURAL, mas, após alguns meses, resolveu parar com aquele, e passar a trabalhar com o NITERÓI CULTURAL apenas na Internet. Em setembro de 2005, Sebastião Carvalho foi eleito e admitido no CENÁCULO FLUMINENSE DE HISTÓRIA E LETRAS – CFHL, ocupando a cadeira cujo patrono é VALENTIM MAGALHÃES. A partir de 2012, fundou os jornais on line CANTAGALLO NOVO, JORNAL CULTURAL DE NOVA FRIBURGO e A VERDADE, que está editando mensalmente.

Cadeira nº 35 - Patronímica: Raymundo Correa.

Comentários