Academia Friburguense de Letras cria seu Anexo Jovem


 Decisão inédita ocorreu durante reforma estatuária



A Academia Friburguense de Letras – Casa de Julio Salusse – com uma decisão inédita (não se conhece nada igual) cria o Anexo Jovem para acolher novos escritores, entre 16 e 29 anos.

A reforma estatutária ocorrida em novembro de 2016, estabelece:
 
Seção II – DOS MEMBROS JOVENS
 
Artigo 7º - A Academia manterá um anexo com quinze cadeiras para jovens escritores, cuja numeração será acrescida da letra A. Exemplo: 1A;


§1º: A admissão do jovem escritor se dará pelo mesmo processo do membro efetivo, considerando a idade mínima de dezesseis anos e um livro publicado;


§2º: Ao completar trinta anos o jovem escritor terá a sua cadeira declarada vaga.

Com o objetivo de dar posse aos candidatos aprovados já em fevereiro de 2017, o jornal A VOZ DA SERRA publicou, na edição do dia 29/11/2016, o seguinte Edital:
ACADEMIA FRIBURGUENSE DE LETRAS – ANEXO JOVEM

EDITAL
 O presidente da ACADEMIA FRIBURGUENSE DE LETRAS, no uso de suas atribuições, declara vagas dez cadeiras – do número 1A ao 10A – no recém criado ANEXO JOVEM, que acolherá escritores de 16 a 29 anos. Até o dia 31/12/2016, os candidatos deverão encaminhar ao presidente da AFL, endereço: Praça Getúlio Vargas, 57 - Centro - Nova Friburgo-RJ. – plantão da secretaria: terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. – 1) carta informando as razões do seu interesse em pertencer à Casa de Salusse e declarando conhecer o Art. 11 de seu Estatuto que, dentre outros deveres, especifica os de contribuição anual e de participação regular nas atividades da instituição; 2) três exemplares de um livro publicado; 3) currículo com identificação pessoal, endereço, e-mail e telefone(s).
 
Robério José Canto
Presidente

Comentários