Biografia dos Acadêmicos: Leyla Lopes




Leyla Alves Lopes da Silva Melo, natural de Nova Friburgo-RJ, cursou  a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis-RJ, onde foi Secretária do Diretório Acadêmico Rui Barbosa (primeira mulher a ocupar um cargo na referida agremiação) e colaboradora do seu informativo, o jornal “Áquila”. Na década de 1960, apresentava na antiga “Rádio Sociedade de Friburgo”, o programa de poesias “Suave É A Noite”, com o seu criador, o Acadêmico e então Presidente da Academia Friburguense de Letras, Dr. Augusto Cláudio Ferreira.

Por ocasião do cinquentenário da AFL, quando exercia o cargo de Primeira-Secretária, fez parte da Comissão Coordenadora do Jubileu de Ouro da Academia.  Foi professora de Ciência Política no Curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (departamento feminino) e na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, ambas em Nova Friburgo, onde lecionou por duas décadas.

Durante alguns anos, publicou artigos no extinto jornal “Panorama”, do saudoso jornalista Fernando Reis. Recebeu, em 2002, da Câmara Municipal de Nova Friburgo, o diploma de “Destaque Comunitário” pelo seu trabalho, em oito capítulos, “Retorno A Nova Friburgo Dos Anos 40” publicado no “Panorama”. Atualmente, com trabalhos em prosa e versos, mantém a coluna “Memória Em Foco”, no jornal on-line,  www.novafriburgoemfoco.com.br.

Cadeira nº 10 - Patronímica: Castro Alves.

Comentários