Sebastião A. B. de Carvalho desmente versão da história de Mão de Luva em palestra na Academia Friburguense de Letras

 
O sociólogo Sebastião Antonio Bastos de Carvalho, membro eleito para a Academia Friburguense de Letras, desmente versão oficial da lenda do aventureiro Manoel Henriques, na palestra "A verdade sobre Mão de Luva", realizada no dia 23 de setembro.
 





 
"Muitos ainda estão presos a uma história fantasiosa e falsa criada em 1942 por Acácio Ferreira Dias, que descreve um romance entre Manoel Henriques, Mão de Luva, e a Rainha D. Maria I".
 


 
Foi uma trabalho interessantíssimo e bastante elogiado pelo público presente, baseado no relatório do Sargento Mor São Martinho, datado de 17/05/1786, o militar que prendeu Mão de Luva, designado para a tomada da região dos dos Sertões do Macacu. 

Saiba mais em Wikipedia

Comentários

  1. Grato, confrade, pela divulgação. Vamos indicar aos interessados a leitura de meu livro, acessível na Internet, A ODISSEIA DE MÃO DE LUVA, onde estão os subsídios mais importantes sobre o Mão de Luva real. Basta acessar: www.nitcult.com.br/odisseia.pdf Também vale ler o nosso JORNAL CULTURAL DE NOVA FRIBURGO, com link na página www.nitcult.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário