Biografia dos Acadêmicos: José El-Jaick


José El-Jaick foi um escritor e médico friburguense, autor de  "O agente do Vaticano", "Malditas Mulheres" e "Enquanto ela contava histórias". Nasceu em Nova Friburgo - RJ, no bairro de Vila Amélia, em 30 de agosto de 1940.
Filho mais velho de Galdino El-Jaick e Olívia El-Jaick (Olívia Gastim, em solteira). Exceto a avó materna, Alexandrina Cordeiro, os demais eram de origem libanesa: José El-Jaick (falecido antes de 1940), Rachel El-Jaick e Mário Gastim.
Pai comerciante (Camisaria Friburgo) e mãe dona-de-casa (quando solteira, operária na antiga Fábrica de Filó)
Irmão de Rachel El-Jaick, Maria José El-Jaick, Sérgio El-Jaick e Angélica El-Jaick.
Casou-se em 4 de julho de 1970 com Therezinha da Silva Grillo, que passou a se chamar Therezinha Grillo El-Jaick. Têm três filhos: Márcio, Juliana e Ana Paula. Da filha Juliana têm dois netos: José El-Jaick Neves e Victor El-Jaick Neves.
Estudou no Grupo Escolar Ribeiro de Almeida, Colégio Anchieta, Colégio Cêfel e Colégio Plínio Leite e se graduou em 1965 na Faculdade de Medicina da então Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal Fluminense.
Especializou-se em Pediatria, Neonatologia, Administração Hospitalar e Administração de Serviços de Saúde.
Na área médica publicou:
  • Causas de... em Pediatria (coautoria com Waldir Bastos), pela Âmbito Cultural Edições Ltda. (em 1979)
  • Independência Financeira em Medicina, pela Editora de Publicações Biomédicas Ltda. (em 2002)
Como romancista, publicou pela Editora Rocco:
  • O agente do Vaticano (em 2007)
  • Malditas mulheres (em 2008)
  • Enquanto ela contava histórias (em 2014)
Ingressou na Academia Friburguense de Letras (AFL) no dia 11 de março de 2016, sob a presidência do acadêmico professor e escritor Robério José Canto, ocupando a cadeira nº 19, patronímica de Henrique Braune Zamith, deixada vaga por Augusto Carlos Curvello de Muros. Foi saudado pelo acadêmico Aécio Alves da Costa. Na mesma solenidade, foi realizado o Descerramento da foto do Ex-Presidente da AFL Humberto El-Jaick, tio de José. O acadêmico Ordilei Alves da Costa homenageou o ex-presidente.
Cadeira nº 19 - Patronímica: Henrique Braune Zamith.

Comentários