Biografia dos Acadêmicos: Robério José Canto


Robério José Canto é licenciado em Letras, tendo se dedicado ao ensino de português e literatura em escolas da rede particular e pública, lecionando em Nova Friburgo, sua cidade natal, e no Rio de Janeiro. Concluiu o Curso de Especialização em Assuntos Pedagógicos pela Universidade Federal Fluminense e pelo Centro de Estudos de Pessoal do Ministério do Exército. Foi presidente da Academia Friburguense de Letras no período 2015/2016 e novamente em 2021; vice-presidente em duas ocasiões e presidente do Conselho Fiscal e secretário. Realiza palestras sobre língua portuguesa, literatura, desenvolvimento moral e ético e assuntos afins, em escolas, faculdades e outras instituições.

Há longos anos colabora com a imprensa friburguense, abordando temas de literatura e cultura em geral. Mantém em A Voz da Serra a coluna Escrevivendo, de contos e crônicas, além de eventualmente colaborar em outras seções do jornal. Publicou os livros “Um lugar muito lá”, “Ventos nas casuarinas”, “Menina com flor”, “O infinitivo e outros males”, “Onde dormem as nuvens”, “Toda criança merece ter um bicho” e “Senhoras da Caridade – contos de amores conturbados”. Tem textos em revistas e nos volumes I e II da antologia “Nova Friburgo – contos, crônicas e declarações de amor”, da Editora Clube dos Autores. Seu livro “Vento nas casuarinas” foi adaptado para o teatro, em peça encenada pelo Grupo Taca, do Colégio Anchieta, sob a direção de Jane Ayrão.

Tem textos em revistas, na antologia "60 piscadelas" (Editora Outramargem) e nos volumes I e II da antologia "Nova Friburgo - Contos, Crônicas e Declarações de Amor (Editora Clube de Autores). 

Possui diversos títulos, troféus, diplomas, declarações e certificados conferidos por instituições públicas e privadas, por serviços prestados, ou por participação em encontros, cursos e seminários, como palestrante, docente ou discente. Dentre outras distinções, recebeu o título de “Cidadão Pleno Destas Terras de D. João VI”, conferido pela Cidade de Nova Friburgo e pelo GAMA - Grupo de Arte Movimento e Ação; a “Moção Especial de Louvor”, “pela valorosa obra em prol da cultura e da Educação”, concedida pela Câmara Municipal de Nova Friburgo, e o ‘Troféu Pégaitaz Irenee René’, como um dos “Melhores do ano de 2015”, por decisão do Conselho de Representantes de Eventos Culturais de Nova Friburgo, o “Diploma de Mérito Cultural”, outorgado pela Academia Nacional de Letras e Artes – ANLA. Agraciado com “Menção Honrosa” pela Academia Ferroviária de Letras, dentre as “Personalidades de Destaque de 2015”. O “3º. Concurso Literário da Câmara Municipal de Nova Friburgo” conferiu aos vencedores o Troféu Robério Canto. Robério José Canto
 ocupa a cadeira n° 4, Patronímica de Alphonsus de Guimarães.

Comentários

  1. Ainda professor, foi descoberto pelo editor do jornal "Correio Friburguense", David Ringel, iniciando brilhante carreira de cronista no primeiro periódico impresso em off set em todo interior fluminense.

    ResponderExcluir

Postar um comentário