Biografia dos Patronos: Paulo Setúbal


Paulo de Oliveira Leite Setúbal (Tatuí, 1 de janeiro de 1893) foi um advogado, escritor e jornalista brasileiro.

Paulo Setúbal foi aluno de Chico Pereira em Tatuí-SP, o qual deve toda sua personalidade, pois era um aluno dedicado ao estudo e seu professor, Chico Pereira acreditou em sua capacidade e comunicou a sua mãe que o levasse para estudar na capital e sua mãe fez o que pode e levou para estudar lá depois que acabou os estudos em Tatui.

Formou-se, em 1914, bacharel em Direito, em São Paulo. Na época já havia publicado poema na primeira página do jornal A Tarde. Em 1920 ocorreu a publicação de seu livro de poesia Alma Cabocla, cuja edição, de três mil exemplares, esgotou-se em um mês. Entre 1925 e 1935 publicou vários romances históricos, entre eles A Marquesa de Santos, O Príncipe de Nassau e A Bandeira de Fernão Dias. Em 1926 trabalhou como colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. De 1928 a 1930 foi deputado estadual, mas renunciou ao mandato por ter agravada sua tuberculose.

Era casado com Francisca de Sousa Aranha (filha de Olavo Egídio de Sousa Aranha e de Vicentina de Queiroz Aranha), com quem teve três filhos: Maria Vicentina, Teresinha e Olavo Egídio Setúbal.

Publicou, nos anos seguintes, livros de contos, crônicas e memórias. Poeta vinculado à estética parnasiana, Paulo Setúbal tematizou em seus versos a vida dos camponeses, dos caboclos do interior de São Paulo. Pela escolha do tema, na época foi chamado de "poeta regional".

Foi também famoso e respeitado autor de obras de temática histórica, dentre as quais se destacam o romance A Marquesa de Santos (1925) e o livro de crônicas O Ouro de Cuiabá (1933).

Seu ultimo livro foi "Confiteor" o qual dedicou ao seu professor que acreditou em seu potencial, Chico Pereira, quando ja estava muito doente de tuberculose e citou assim seu professor ''aqui falo do homem mais rico de minha terra, mais não de riquesas materiais mais de conhecimento, bondade e caridade, meu professor Chico Pereira...''

Faleceu em São Paulo, em 4 de maio de 1937.

Fonte: Wikipedia

Comentários