Oficina Literária "Histórias Serranas" acontece em Nova Friburgo em outubro




Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10

Oficina Literária Histórias Serranas – Edição Nova Friburgo 2023, está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 10 de outubro. O objetivo da Oficina é estimular a reflexão sobre o poder transformador da escrita, promovendo o autoconhecimento e a construção de um pensamento lógico. As aulas terão início no dia 16 de outubro e terá duração de duas semanas – sempre de segunda a quinta-feira – das 18h30 às 21h30, no auditório da Academia Friburguense de Letras (AFL) - Praça Presidente Getúlio Vargas, 57, Centro. 

A edição 2023 da Oficina Literária Histórias Serranas vai oferecer 35 vagas – 15 para interessados em apresentar por escritos ‘causos’ e episódios verídicos de suas comunidades e 20 vagas para ouvintes (que poderão mudar de categoria no final da primeira semana). As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição, com prioridade para professores da rede de ensino de Nova Friburgo e também para outros profissionais e moradores do município.

O evento também está aberto para adolescentes que devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis para participarem da Oficina.

Os trabalhos produzidos pelos alunos da Oficina Literária serão lidos e comentados pelo grupo durante o curso e ao final, dois trabalhos na categoria ‘causos’ e dois na categoria ‘episódios verídicos’ serão selecionados para apresentação de fim de curso e reunidos no livro ‘Histórias Serranas’, da Girlam Editores. O evento de encerramento da Oficina Literária será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, para convidados.

Organizada pelo escritor e compositor Arnaldo Luis Miranda, a Oficina Literária vai encorajar os participantes a traduzir essas reflexões em relatos que não apenas povoam a memória individual, mas também enriquecem o imaginário da comunidade. “Acreditamos que cada história pessoal contém aspectos que podem tocar e inspirar os outros. Ao compartilharmos nossas experiências por meio da escrita, criamos uma rede de compreensão e empatia. Cada pessoa tem seu modo pessoal de contar uma história”, disse Miranda.

Oficina tem origem em romance com ‘causos’ da Região Serrana

A oficina tem origem no trabalho do escritor e compositor Arnaldo Luis Miranda, o romance musicado ‘A lenda do senhor de Los Sueños – uma fábula provinciana em tons quase épicos’, coleção de seis volumes que conta a história de um velho poeta e andarilho cantador, conhecido por D. Qx de Los Sueños. O personagem perambula por diferentes paisagens da Região Serrana até desaparecer misteriosamente na cabeceira do rio Macaé, deixando para trás um rastro de narrativas fabulosas e desencontradas que o transformam em uma verdadeira lenda para o povo simples dos lugares por onde passou.

A criação da Oficina Literária visa recolher narrativas dos diferentes municípios serranos que possam, eventualmente, ser aproveitadas pelo autor, a fim de que o romance – atualmente em fase de revisão – “Apresente aos leitores variados aspectos das belezas humanas e naturais da região, bem como estimular o exercício da escrita e fazer o registro de acontecimentos marcantes que perduram na memória oral da comunidade, valorizando sua história e a importância de que seja difundida junto às novas gerações”.

A oficina, promovida pela Cia do Ar - Ações em Cultura,  conta com os recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Academia Friburguense de Letras (AFL), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Frigodário.

A ideia é que a Oficina se espalhe para outras cidades da Região Serrana. Os interessados podem entrar em contato e  obter mais informações em www.alenda.art.br , pelo e-mail comunicacao@ciadoar.art.br ou pelo telefone (22) 3066-4606.

Sobre o autor

Conhecido como ‘velho e poluído’ AR, o poeta e dramaturgo Arnaldo Luis Miranda, assina o romance ‘A lenda do senhor de Los Sueños – Uma fábula provinciana em tons quase épicos’ sob o pseudônimo de A.L. Berbert Miranda, em homenagem a sua mãe, Lilia Berbert de Miranda, e aos antepassados germânicos de Erzhausen, na região de Hessen.

O escritor é formado em Sociologia e Política pela PUC/RJ, com especialização em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ. Foi premiado duas vezes no V Concurso Universitário de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro, com as peças ‘A Ópera Operária’ (1978) e ‘A Fantasia dos Infelizes’ (1983). Em 1985 lançou seu primeiro livro de poemas “Barreiras alfandegárias para sonhos comuns ", com apresentação do professor Antonio Houaiss.

Como dramaturgo foi indicado ao Prêmio Mambembe por ‘Heg&Heg’, que recebeu o Prêmio Ministério da Cultura (1987) como um dos cinco melhores espetáculos infantis dos anos 1980. Em 1997 fundou a ‘Cia do Ar - Ações em Cultura’, sua casa de criação. Já publicou mais de 20 títulos que reúnem poesia, prosa e teatro.

Foi Secretário-Geral da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e membro do Conselho Municipal de Cultura de Nova Friburgo. Como cantor, compositor e produtor fonográfico, lançou 14 álbuns autorais e já trabalhou com instrumentistas de todo o Brasil como os maestros Cristovão Bastos e Jaques Morelembaum, entre outros.

Atualmente dedica-se à revisão do romance musicado ‘A lenda do senhor de Los Sueños – Uma fábula provinciana em tons quase épicos’, com lançamento previsto para 2025, nos 420 anos da publicação de Dom Quixote, herói cervantino ao qual o protagonista dessa fábula está intimamente associado.

 SERVIÇO:

Oficina Literária Histórias Serranas -  Edição Nova Friburgo 2023


Inscrições gratuitas até 10 de outubro

Pelo telefone: (22) 3066-4606, e-mail  comunicacao@ciadoar.art.br ou pelo site www.alenda.art.br;

Início das aulas: 16 de outubro, duração duas semanas

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Academia Friburguense de Letras - Praça Presidente Getúlio Vargas, 57 - Centro - Nova Friburgo.

Comentários