Biografia dos Acadêmicos: Rafael Llano Cifuentes


Dom Rafael Llano Cifuentes (Cidade do México, 18 de fevereiro de 1933) foi um bispo da Igreja Católica, emérito da diocese de Nova Friburgo. Foi ordenado sacerdote da Prelazia do Opus Dei em 20 de dezembro de 1959. Foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e titular de Mades em 29 de junho de 1990 sendo o principal consagrante o cardeal arcebispo Eugênio de Araújo Sales. Em 20 de junho de 2004 tornou-se titular da Diocese de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Licenciou-se em Direito Civil pela Universidade de Salamanca e é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, de Roma. É professor de Direito Matrimonial no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, foi Coordenador da Pastoral Familiar, da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária da Arquidiocese do Rio de Janeiro. De 2003 a 2007 foi Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB. Publicou diversas obras principalmente na área de matrimônio e família.
No dia 20 de janeiro de 2010 teve a sua renuncia, como Bispo Diocesano de Nova Friburgo, aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser Bispo Emérito da mesma diocese. Em 2007 foi eleito Presidente do Regional Leste-1 da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011.

Autor conhecido em todo território nacional, em virtude de suas publicações que totalizam mais de 30 livros como por exemplo: Relações entre a Igreja e o Estado, Novo Direito Matrimonial Canônico, 147 Perguntas e Respostas sobre o Casamento, A Força da Juventude e o Sacramento da Crisma, 274 Perguntas e Respostas sobre Sexo e Amor, E a Família como vai?, 85 Experiências de Amor, Família, Conflitos e Realizações, Uma Palavra aos Universitários, Prioridade e Centralidade da Pastoral Familiar na Nova Evangelização, Como tornar-se Líder Pastoral, Hora da Família, Família, Fidelidade e Felicidade, A Força do Sacerdócio no Espírito Santo, Não Temais, Não vos Preocupeis: Deus é o Vosso Pai, Noivado e Casamento, Preparação e Orientação para Solteiros e Casados, Deus e o Sentido da Vida, Serenidade e Paz pela Oração e A Força e a Suavidade do Espírito Santo.

São também obras da autoria de dom Rafael A Constância, Otimismo, Egoísmo e Amor, A Fortaleza, Vidas Sinceras, A Alegria de Viver, Insegurança, Medo e Coragem, 270 Perguntas sobre Sexo e Amor, Grandeza de Coração, Os Conflitos do Amor e as Crises Conjugais, A Maturidade, Juventude para todas as idades, Sacerdotes para o terceiro milênio e A Força da Juventude.

Cadeira nº 25 - Patronímica: José do Patrocínio.

Comentários