Biografia dos Acadêmicos: Ronaldo de Carvalho Miguel


Ronaldo de Carvalho Miguel , casado com Claudete Ferreira Miguel, tem 3 filhas, Aline, Liliana e Renata Miguel, residindo em Niterói -RJ. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense em 1969. Tendo trabalhos científicos publicados na área de Implantes Dentários, conferências e cursos ministrados nos seguintes países, Alemanha, Argentina, Itália, Grécia, Portugal, EUA, Espanha e Roménia. Aulas magnas ministradas nas Universidades Italianas de Nápoles e Módena e Seminário na Universidade de Génova – Itália.

É o único brasileiro, que não precisou fazer prova, para obter o título de especialista em Implantes Dentários, junto ao Conselho Federal de Odontologia, pois o seu curriculum ultrapassou todas as normas exigidas.

Dentre as publicações em livros temos: Implantes Agulhados Scialom (editora do Autor), que é uma coletânea de artigos publicados sobre esta técnica de implantes dentários. Também um outro livro, Implantologia Oral , escrito juntamente com o Profº Glauco Longo Guerrieri, publicado pela (editora Guanabara Koogan ). Um outro livro, com a coordenação técnica de D.C.Brito, Implantes de Carga Imediata – Histórias e Técnicas , juntamente com outros autores. Na área da poesia, o livro publicado foi Cores da Vida, que é uma coletânea de poesias, juntamente com o discurso de posse na Academia Friburguense de Letras, da (editora Stamppa). Na área da música, gravou um CD ,chamado de Álbum de Família, onde juntamente com a sua família, cantam músicas sacras, que fala do amor ágape, que é o amor de Deus para com os homens (compac disc- digital audio). Em outras áreas tem feito conferêcias sobre os seguintes títulos: A Bíblia, a Ciência e a Vida Eterna e um livro que está no prelo, que deverá ser lançado em 4 países da Europa e no Brasil. O livro tem o seguinte título: A Bíblia e as Teorias do Big Bang e da Evolução: Verdades ou Mitos?

Presidente do International Research Committee of Oral Implantology – MemberShip Directory of The American Academy of Implant Dentistry New York USA - Professor da Société Odontologique des Implants Aiguilles Paris França - Membro do Instituto Argentino de Implantes e Enxertos Buenos Aires - Argentina - Fellow do Grupo Italiano Studi Implantare Bologna Itália - Membro da Academia Brasileira de Implantologia - Ex-Coordenador do Capítulo VII e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial - Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar - Prof. Titular da Disciplina de Implantodontia da Faculdade de Odontologia de Valença. RJ – 1983- 2002. Prof. Titular da Disciplina de Implantodontia e Prof. Assistente da Disciplina de Cirúrgia da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo 1974 – 1988.

Prof . Titular da Disciplina de Implantodontia e Prótese Buco Maxilo Facial da Faculdade de Odontologia da Unigranrio -RJ 1983 – 1998. - Profº Titular da Disciplina de Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova Iguaçu – RJ – 1991 a 1993.

Cadeira nº 7 - Patronímica: Basílio da Gama

Comentários