Biografia dos Acadêmicos: Catherine Beltrão


Catherine Blin de Arruda Nóbrega Beltrão (Paris/França, 27/05/1948) tem nacionalidade brasileira e recebeu o título de cidadã friburguense em 2018. Logo depois de seu nascimento veio para o Brasil e foi criada por sua avó, pintora autodidata. Graduada em Engenharia de Sistemas e com mestrado em Informática, trabalhou em algumas empresas do Rio de Janeiro, como a Esso Brasileira de Petróleo, a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e a FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, entre outras.  Em 1996 resolveu morar em Nova Friburgo, tendo sido, por mais de duas décadas, professora na Universidade Estácio de Sá, também exercendo a função de coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental, de Engenharia de Produção e de Análise de Sistemas.
Em 2000, Catherine criou o Projeto ArtenaRede, que tem por objetivo a democratização da Arte, através de vários meios midiáticos: um site, um blog, um livro, um canal no youtube e um programa de TV, este último interrompido em 2020, por causa da pandemia.  O seu primeiro livro - “ArtenaRede, do virtual ao real” - foi publicado em 2017 e, entre outros lançamentos, esteve na XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no mesmo ano.
Desde 2019, Catherine participa de vários projetos do Instituto Leituras, como os Clubes de Leitura Vivências e Clássicos da Literatura, o Café Literário e o projeto Juntas & Diversas.  Como escritora, Catherine tem dezoito livros publicados, entre solos e participações em coletâneas, impressos e e-books. Dos livros solos, quatro são da linha infantil - “Os sessenta anos de um urso e de um palhaço” (2018), “Jardim de fora, Jardim de dentro" (2019), “A Bolha - Desenhos & Haicais" (2020) e “A Casa – Desenhos & Trovas” (2021). Ela também publicou “Poesias desnudas” (2020), “Contos grisalhos” (2021), “Edith Blin, a Pintora da Resistência” e “A Brevidade das Coisas”, ambos publicados em 2022. Este último esteve na lista TOP 100 dos livros mais vendidos em setembro/22 na Amazon, o que conferiu à Catherine o título de autora bestseller.
Em 2021/22, Catherine cursou a pós-graduação em Literatura Brasileira de Autoria Feminina/UCAM, tendo produzido o seu TCC defendendo o microconto como sendo uma mutação do gênero conto, e não um subgênero do conto.
Desde 2021, Catherine Beltrão é presidente do Instituto Edith Blin, instituição sem fins lucrativos, que visa resgatar a obra e a trajetória de vida da pintora Edith Blin, bem como dar visibilidade a artistas chancelados pelo Instituto que criam suas obras como forma de resistência.
Em janeiro de 2022, Catherine tomou posse como membro da Academia Friburguense de Letras onde, atualmente, exerce o cargo de diretora cultural.

Cadeira nº 37 - Patronímica: Rui Barbosa 

Comentários